segunda-feira, 14 de março de 2011

O Domínio das Redes Sociais como Tendências do Marketing Digital para 2011: sua empresa está preparada? (Parte 1)

Acabou o Carnaval, e dizem que o ano acabou de começar! Junto com ele, surge uma avalanche de artigos e pesquisas sobre tendências e perspectivas. A Equipe Réseau encontrou, no site da Latin3, espaço especializado em experiências digitais, uma lista com as 11 tendências digitais para 2011. Cabe a nós comentar cada uma delas:


1.      Tudo é Social
Em 2011, todas as experiências on-line, mesmo nos meios mais tradicionais da Internet, serão sociais e interativas, segundo o Latin3. Isso significa que as empresas que possuem sites meramente expositivos deverão abrir seus canais para a interação em redes.

2.      Revolução Mobile
Além da interatividade, outro termo que ganha destaque em 2011 é a mobilidade. Com o lançamento do iPad2, pelo mesmo preço da primeira versão, e a popularização de notebooks, e-books e smart phones, bem como das plataformas abertas, esta tendência se fortalece e passa a fazer parte da vida de muito mais pessoas. Sendo assim, compras, reclamações e outras atividades que, antes, eram desempenhadas pelos consumidores apenas em computadores domésticos, ou notebooks ligados à internet, agora mais do que nunca, poderão ser realizadas em tempo real, de qualquer lugar do planeta, incluindo a possibilidade de geolocalização, também tendência para 2011.
Nesse contexto, as empresas devem investir em aplicativos que possibilitem a interação de seus clientes com seus negócios e manter uma equipe treinada, fora ou terceirizada, para soluções neste tipo de ambiente de frenética transformação.

3.      Marketing de Conteúdo
Além dos produtos e serviços à venda, a tendência é que as empresas passem também a oferecer conteúdo a seus clientes. O marketing vai além do produto e passa a criar uma relação de informação e entretenimento com o consumidor, por meio de seus sites e redes sociais. A Réseau é um exemplo disso. Apesar de trabalhar com serviços de consultoria, mantém um blog que trata de assuntos ligados a redes e tecnologias sociais e ainda posta links e atualizações em sua página do Facebook e do Twitter. Outro exemplo interessante são as empresas de cosméticos que, além de vender seus produtos para beleza e cuidados, mantêm sites que tratam de temas como saúde e bem-estar.
Portanto, cabe destacar a importância de se manter conectado e atualizado, postando conteúdos que estejam relacionados ao produto, mas que não tenham o simples objetivo de vender, mas de informar e entreter.

4.      Atenção ao Cliente
Entre todas as suas funções, a versatilidade dos meios sociais permite que estes sirvam de canais de atendimento ao cliente. O uso deste recurso tende a crescer em 2011. É importante ressaltar que as empresas devem tomar cuidado ao utilizar redes sociais como SAC, visto que isso pode provocar efeitos negativos em cadeia, caso mal administrado pelos responsáveis do setor. Este revés pode ser atribuído à velocidade com que as informações circulam na Web aliada à lentidão com que muitas empresas respondem às informações geradas pelo mercado (concorrentes e consumidores). Portanto, muito cuidado!

5.      e-Commerce Social e Generalizado
Como tendência para 2011, aponta-se ainda a popularização e o consequente crescimento do e-commerce. Portanto, mesmo as empresas mais conservadoras devem começar a pensar em como utilizar a Internet como canal para venda, ou suporte às vendas, de seus produtos e serviços. Não é mais possível ignorar esta forte tendência, que vem se armando aos poucos nos últimos anos. É o momento de investir em lojas e suportes virtuais para não perder clientes.


Por hoje, é só! Semana que vem, continuaremos comentando sobre as tendências para 2011. Até lá, que tal você refletir se seu negócio está preparado para segui-las?

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