segunda-feira, 21 de março de 2011

O Domínio das Redes Sociais como Tendências do Marketing Digital para 2011: sua empresa está preparada? (Parte 2)

Na semana passada, a Equipe Réseau começou a apresentar a lista com as 11 tendências digitais para 2011, de acordo com o site da Latin3, espaço especializado em experiências digitais. Hoje, continuaremos a apresentar o tema, sempre lembrando que é seu papel a reflexão sobre o nível de preparo de sua empresa para todos estes cenários que se projetam:



6.       Sob Demanda
Revistas, filmes, programas, soluções para negócios, entre outros conteúdos, estarão disponíveis on-line, para o usuário acessar de onde e quando quiser. Esta tendência pode ser encarada sob pontos de vista distintos pelas empresas. Ao passo que toda essa disponibilidade representa uma ampliação do canal de vendas e comunicação de produtos e serviços ao consumidor, as empresas poderão ser pressionadas a investir em novos formatos, o que pode gerar, consequentemente, necessidade de investimentos em tecnologia e sistemas. Caso a empresa não esteja preparada para essas mudanças, corre dois riscos: 1) ou não acompanhar a evolução da tecnologia que possibilita a realização do serviço ou a venda do produto sob demanda; 2) Ou “quebrar” ao tentar investir em novos recursos tecnológicos sem planejamento.

7.       Sites Corporativos Tornam-se Comunidades
Ainda segundo pesquisa do Latin3, cada vez mais, os sites comuns das organizações tendem a se tornar espaços onde os clientes, parceiros e demais interessados possam interagir. Reside aí uma oportunidade de as empresas conhecerem melhor seu cliente e postar conteúdo compartilhável, para chamar mais pessoas para visitar seu site e conhecer seus produtos/serviços. Se a empresa não tiver um site próprio onde possa interagir com os consumidores, ou não disponha de capital para investir em adaptações no site, uma boa saída é integrar o site simples com as redes sociais através de plugins disponibilizados gratuitamente pelas próprias redes. Assim, você mostra que está conectado sem precisar fazer grandes investimentos!

8.       A Era dos Vídeos
A Internet 2.0 chegou pra ficar e, com ela, os vídeos. Junto com ela, vídeos voltados para todos os propósitos de comunicação. Seguindo essa tendência, as campanhas publicitárias e os conteúdos na Web estarão cada vez mais dinâmicos, integrados e visuais. Nas empresas, isso reflete de forma positiva, abrindo novas possibilidades de comunicação e marketing. Vídeos virais, banners interativos e participação do público em conteúdos publicados nos sites e redes sociais são tendência.

9.       Planejamento de Mídia para a Marca
As campanhas publicitárias estão cada vez mais modernas e carregadas de mensagens relevantes, que vão além do propósito da venda de produtos/serviços. Com isso, a forma de mensurar os resultados das ações publicitárias também vem mudando e ultrapassando a mensuração por clicks. Segundo o Latin3, novas variáveis como atitudes, conhecimento, preferência, convicção e, por fim, aquisição, ditarão o quanto a mídia contribuiu para a valorização da marca. Nesse sentido, cabe às empresas adaptar-se para mensurar seus resultados adequadamente.

10.   O Valor do Gestor de Comunidades e Redes
Diante de todo esse cenário, uma figura se sobressai: o gestor de redes/comunidades. Cada vez mais as empresas estão à procura de profissionais especializados em ferramentas e em relacionamentos em redes. Nesse sentido, observa-se três movimentos nas empresas: 1) contratação de um profissional especializado, para cuidar das redes sociais, inserido no departamento de marketing; 2) Criação de um departamento especializado em redes e mídias sociais, liderado por um gestor especializado e com todas as ferramentas necessárias, para se dedicar exclusivamente e esse tema; 3) Contratação de empresas especializadas, como a Réseau, em estratégias de redes e mídias sociais.

11.   SEO (Search Engine Optimization) está de Volta
Por fim, o site Latin3 aponta como tendência o fortalecimento das Ferramentas de Busca, apostando no crescimento do marketing de conteúdo. Como já foi falado anteriormente, as campanhas e os sites das empresas tendem a se voltar cada vez mais para o compartilhamento de conteúdo. A empresa deve estar preparada, portanto, para otimizar os conteúdos de sua página, para que ela possa aparecer cada vez mais no site de busca. Hoje é possível ainda comprar palavras-chave para colocar a página da empresa em destaque nos buscadores. É um investimento, relativamente baixo, possível para todos os tipos de empresa, e que pode refletir em um bom retorno.


No fim das contas, não custa lembrar: conectar-se às tendências é preciso!


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