segunda-feira, 25 de abril de 2011

Churrasco de Casamento do Príncipe William: o evento dos excluídos!


Desde que foi anunciado, o casamento do príncipe William com a plebeia Kate Middleton tem sido notícia na maioria dos veículos de comunicação mundiais. O evento, que acontecerá na próxima sexta-feira, 29 de abril, tem mobilizado não só a imprensa, mas também a população, que se mostra mais interessada pela realeza e aguarda ansiosamente pela realização da cerimônia, que será transmitida, ao vivo, para cerca de 2 bilhões de telespectadores em todo mundo[1].

Paralelamente, surgiu no Facebook um evento parodiando o casamento real, intitulado “Churrasco de Casamento do Príncipe William”[2], que rapidamente se espalhou e provocou a curiosidade dos facebookers, que aderiram ao movimento e entraram no clima da brincadeira. Os criadores do anúncio cuidaram de detalhes como horários, comes e bebes, trajes, entre outros, o que provocou comentários e reações das mais diversas na página do evento.

A façanha dos irmãos Amâncio ganhou espaço na mídia, que já divulgou diversas matérias sobre o assunto, o que ajudou ainda mais a movimentar a página e só confirma o sucesso da empreitada. No momento em que esse post foi escrito, mais de 304.000 pessoas estavam confirmadas no evento, mais de 36.000 disseram que talvez confirmariam sua presença no churrasco.

O alcance na mídia, os números de acesso e respostas ao evento criado surpreenderam a Equipe Réseau, que propõe a seguinte questão:

Sua empresa seria capaz de mobilizar tantas pessoas em torno da sua marca?

Com tantos canais de comunicação à disposição dos consumidores, é difícil para qualquer organização mobilizar seus clientes em torno de um objetivo comum, como aconteceu no caso do evento dos irmãos Amâncio. Nesse sentido, as empresas precisam buscar alternativas cada vez mais criativas para atrair seus clientes e fazê-los comentar sua marca, de preferência, por várias semanas após o lançamento do anúncio.

Algumas marcas, pertencentes a empresas de natureza mais leve e criativa, podem apostar em temas divertidos e campanhas virais, como no exemplo citado neste artigo. Porém, empresas cuja imagem transmite uma aparência mais formal, podem utilizar recursos mais discretos, mas igualmente impactantes, como teasers, ou depoimentos de famosos, desde que bem elaborados e com certa dose de suspense e/ou impacto.

Utilizando o poder de disseminação das redes sociais e as estratégias de atração do público-alvo para divulgação da sua campanha, sua marca poderá ser tão ou mais comentada que o Churrasco de Casamento do Príncipe William!

No fim das contas, ousar é preciso!



[1] Dado fornecido pelo Canal Globo News
[2] Churrasco de Casamento do Príncipe William

Nenhum comentário:

Postar um comentário