segunda-feira, 13 de junho de 2011

Está Aberta a Corrida por Treinamento em Redes Sociais!

Com o crescente sucesso e a popularização das redes sociais, tem crescido também a demanda por cursos de capacitação e especialização sobre o tema. Diante desse cenário, a Equipe Réseau coloca algumas questões: As pessoas sabem o que elas querem aprender sobre o uso das redes sociais? Será que os cursos realmente oferecem o que o público está procurando? Os profissionais estão preparados para ensinar?

Primeiramente, precisamos considerar a latência do tema, visto que o surgimento das redes sociais mais famosas atualmente data de meados de 2004. Devido ao fator novidade, não haveria tempo para a sistematização do conhecimento. Nesse sentido, boa parte dos cursos e treinamentos sobre o tema baseia-se no empirismo, proveniente das atividades e da busca diária por conhecimento na área. Consequentemente, tutores, facilitadores, professores, ou seja lá como o leitor quiser classificá-los, são profissionais que estão inteiramente ligados ao mercado. O que, por um lado, é muito bom, pois traz aos interessados as últimas tendências de aplicação da ferramenta; por outro, pode ser perigoso, visto que ensinar o como sem os porquês pode ser uma solução de curto prazo, mas que não gera desenvolvimento de longo prazo.

Em segundo lugar, a preocupação se volta para o fato de o público de redes sociais ainda não ter se apropriado da dimensão deste universo. O que resulta em um conhecimento limitado sobre as possibilidades de exploração de ferramentas e estratégias apropriadas. Esta indefinição impacta ambos os lados, aprendiz e instrutor, o que resulta em pessoas com muita sede de aprender, outras empenhadas em ensinar, mas sem saber o que ao certo o que explorar em meio a esse mundo de oportunidades.

No fim das contas, independente da qualidade da informação, correr atrás dela é preciso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário