segunda-feira, 20 de junho de 2011

Hipermídia: compreendendo o poder da interatividade (o retorno)

No último dia 30 de maio, iniciamos a discussão sobre o conceito de hipermídia, e ficamos de apresentar, logo na semana seguinte, algumas dicas de como desenvolver sua estratégia em hipermídia. Infelizmente, por problemas de ordem superior, não foi possível cumprir o cronograma estabelecido, no que pedimos nossas desculpas.

Hoje, finalmente, daremos continuidade ao tema, trazendo para você alguns pontos de reflexão sobre a construção de uma estratégia eficiente utilizando a hipermídia:

ü  Audiência: Um dos grandes riscos da internet é justamente a sua capacidade de difundir qualquer mensagem por todo o mundo, num curto espaço de tempo. Por isso, é muito importante saber para quem você pretende falar. Se você não tem claramente definido o destinatário de sua mensagem, ela simplesmente pode se perder no meio do caminho! E não queremos navegar sem saber onde chegar, não é verdade?
ü  Objetivos: Não basta querer estar na internet. É necessário ter objetivos claramente estabelecidos de que mensagem você pretende passar. Trata-se da divulgação de um produto ou serviço, da divulgação da própria imagem corporativa ou de uma promoção com prazo determinado? Cada um desses objetivos tem uma mensagem a ser passada, e exige competências diferentes de quem pretende comunicar.
ü  Plano Estratégico: Integrar as ações de hipermídia com o planejamento estratégico da empresa é mais do que importante, é necessário! Ações desconectadas do planejamento estratégico da empresa podem levar não só a mensagens truncadas, como a problemas de imagem que podem gerar consequências das mais desastrosas...
ü  Táticas: Quais as plataformas que serão utilizadas pela sua empresa? Aquelas que o seu cliente está, lógico! Não queira estar em todas, se o seu cliente não está, nem se você não tem condições de manter um conteúdo atrativo e atualizado. Existe coisa mais frustrante do que entrar no perfil de uma empresa e ver seu conteúdo desatualizado?
ü  Ferramentas: Para estar em todas as redes que os seus clientes estão, você não precisa passar horas a fio conectado! Existem várias ferramentas que podem ajudar você a manter seu conteúdo sempre atualizado e integrado. Numa rápida pesquisa na internet você conhecerá varias dessas ferramentas, e poderá escolher a mais adequada.
ü  Métricas: Número de novos amigos e/ou seguidores, de comentários, ou de contratos de negócio efetivamente fechados? É essencial que se estabeleçam métricas claras para avaliar o desempenho de sua estratégia de hipermídia. Sem isso, você corre o risco de achar que está tudo dando certo, e continuar investindo da maneira inadequada.

Esperamos que você possa utilizar essas dicas e melhorar a sua comunicação nas mídias sociais.

Porque, no fim das contas, comunicar é preciso!

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