segunda-feira, 19 de setembro de 2011

E o Império Contra-ataca...


Os usuários mais atentos perceberam, desde a manhã de hoje, que o Facebook conta com uma série de pequenas modificações em suas funcionalidades, que têm como principal objetivo facilitar a vida do usuário na classificação de seus amigos e melhorar as configurações de conteúdo e, especialmente, privacidade. Dentre essas novas funcionalidades, está a criação de listas automáticas, que estão diretamente relacionadas a temas como o local de trabalho, a formação acadêmica e a cidade de moradia, além (é claro) dos níveis de afinidade entre os usuários e seus amigos online.

Numa primeira análise, trata-se de mais uma forma de melhorar a qualidade do conteúdo disseminado na plataforma, já que é comum, por exemplo, que duas pessoas que morem na mesma cidade não consigam se conectar devido a pequenos erros de grafia ou abreviações, como “Sao Paulo” e “Sampa”, em vez do clássico “São Paulo”. Com isso, pretende-se eliminar ao máximo as redundâncias e discrepâncias nos dados inseridos, de forma a melhorar o acesso a novas conexões, recurso que sempre foi o ponto mais forte desta plataforma. Por outro lado, não se pode deixar de dizer que, de certa forma, as listas copiam o modelo de interação desenvolvido pelo Google+, onde o conteúdo divulgado (e mesmo lido) está diretamente relacionado aos círculos dos quais o usuário faz parte. Em um exemplo simples, a partir do momento em que todos os usuários tiverem seus amigos devidamente classificados no novo modelo de listas, será possível configurar postagens de modo que apenas a lista “família” ou a lista da “escola” vejam o que foi veiculado ou, com apenas um clique, acompanhar o que os membros de determinada lista estão postando.

Essas alterações já são a segunda etapa de melhorias implementadas ao longo das últimas duas semanas, onde as marcações de usuários nas postagens ficaram mais inteligentes, e o uso da localização geográfica ficou mais dinâmica. Mas isso, segundo informações da revista Info, é só o começo! De acordo com reportagem divulgada hoje em seu site, em poucos dias os perfis da grande rede social ganharão uma repaginada completa, o que a tornará ainda mais viciante.

A nós, mortais, só cabe ver no que isso vai dar.

E, no fim das contas, acompanhar as mudanças é preciso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário