segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Trend Topics: o IBOPE das Redes Sociais

Em tempos de redes sociais cada vez mais presentes no nosso quotidiano, nada mais natural que alguns comportamentos e termos utilizados por nós no mundo real sejam transpostos para o universo virtual. Hoje, o assunto de nossa discussão é a medição de audiência, uma informação vital para as empresas, já que simboliza o interesse direto da população por determinada entidade, podendo viabilizar ou mesmo aniquilar empresas e negócios.

No Brasil, quando se fala de audiência de programas de rádio e TV, o índice mais famoso é o elaborado pelo IBOPE desde a década de 1940. Tanto é que falar de IBOPE, por si só, já é sinônimo de audiência, sendo um termo utilizado mesmo fora dos ambientes profissionais como expressão popular. Quem não já se sentiu "com o IBOPE em baixa" em algum momento da vida?

O mundo das redes sociais, por sua vez, tem nos Trend Topics (especialmente do Twitter) o principal termômetro da audiência. É comum ver notícias na internet que remetem ao fato de que determinado evento ou fenômeno tornou-se um dos tópicos mais comentados no Brasil e no mundo (detalhe: o Brasil é um país que constantemente produz Trend Topics mundiais). Apesar de qualquer palavra ou expressão poder entrar para a lista dos tópicos mais comentados, o mais comum é o uso de hashtags, aquelas seguidas do #. Algumas regrinhas até já foram divulgadas pela internet mostrando como elaborar hashtags eficientes e propagáveis; porém, mesmo com o uso correto deste dispositivo, não se pode garantir que determinado assunto torne-se um Trend Topic

O que dizer, então, de uma marca corporativa, ou mesmo de um produto ou serviço?

Diferentemente do uso mercadológico que as ferramentas AdWords ou AdSense promovem nos ambientes dos sites de busca (neste caso, especificamente do Google), ainda não é possível fabricar Trend Topics de maneira eficiente. Afinal de contas, pode-se fabricar propaganda, mas não se fabrica audiência. 

Quer dizer que não é possível transformar minha marca num Trend Topic?

Por mais desapontador que isso possa parecer, a maneira mais fácil de aparecer nas redes sociais é fazendo bobagem. No caso das empresas, estamos falando de problemas de fornecimento, mau atendimento ou notícias negativas. E isso, certamente, nenhum empresário gosta de ver associado à sua marca. Trata-se do velho princípio de que o silêncio do consumidor, em marketing, pode ser encarado como algo positivo. 

Em todo o caso, se uma empresa deseja ter seu nome na lista dos mais vistos pelos internautas, de modo a, incrementar sua estratégia de comunicação de marketing, é necessário que esta estratégia seja desenvolvida de modo que vá além das próprias redes sociais. Afinal de contas, as pessoas gostam e disseminam ideias, fatos e eventos interessantes, independente de onde eles tenham surgido ou ocorrido. Em  textos anteriores, já discutimos como os meios de comunicação novos e tradicionais estão fortemente ligados, e o resultado é amplamente demonstrado na internet.

No fim das contas, pensar na estratégia é preciso!

Um comentário:


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